sábado, 21 de novembro de 2009

Mergulho





O mergulho é uma prática muito antiga que consiste na exploração submarina utilizando-se ou não de equipamentos especiais.

No mergulho, existem quatro principais estilos, são eles: Mergulho estilo
Snorkeling, Livre, Caça Submarina e Autônomo. Veremos agora, o que é cada um deles.

Estilo Snorkeling

Trata-se da prática de mergulho, onde o praticante se utiliza basicamente da
máscara, nadadeiras e snorkel para mergulhar. Na realidade, nesta prática o indivíduo nao mergulha, apenas mantêm-se positivo e observa o mundo subaquático com o rosto submerso e respirando pelo snorkel. Esta prática é especialmente válida para pessoas que pôr motivos de saúde ou pânico não podem mergulhar.

Mergulho Estilo Livre

O mergulho livre consiste em mergulhar sem utilizar nenhuma fonte de ar, ou
seja, manter-se em baixo da água somente com o ar dos pulmões (em apnéia). Há mergulhadores que se utilizando dessa técnica ficam submersos pôr um período superior a cinco minutos e descem a uma profundidade superior a cem metros.

Mergulho Estilo Caça Submarina

Consiste no uso das técnicas de apnéia para praticar, utilizando-se um arbanete (arpão), a caça. Por ser injustamente mal visto por alguns mergulhadores que fazem uma falsa defesa ecológica, hoje em dia utiliza-se também embora incorretamente, o nome pesca subaquática.Esta modalidade exige muita técnica e treino, pois além de o mergulhador ter que ficar tempo suficiente submerso para poder atingir seu alvo tem que ter uma boa "pontaria". Este tipo de prática também deve ser feita em duplas, onde só um dos mergulhadors da dupla deverá carregar o arpão.Vale ressaltar que e expressamente proibida a caça submarina em Narquilê(utilizando-se fontes artificiais de ar), pelo fator ecológico, constituindo-se a desobediência da mesma, crime contra o meio ambiente.

Mergulho Estilo Autônomo

O Mergulho Autônomo é o estilo em que se usam as fontes artificiais de ar
(Cilindro ou Narquilê) para se manter submerso na água sem precisar retornar à superfície para respirar, através dos aparatos utilizados para a prática desta modalidade, onde o mergulhador passa a ter uma perfeita autonomia sobre o seu mergulho. Podendo assim explorar com mais atenção e riqueza de detalhes os mistérios e surpresas do mundo subaquático.

Outras Atuações

Utilizado para a exploração científica ou recreacional de embarcações naufragadas e cavernas. Esses são tipos de mergulho que também exigem treinamento específico e especial cuidado com equipamentos, que muitas vezes são duplicados para eventuais necessidades de substituição.

Além do mergulho de lazer ou recreacional, existe a prática do mergulho em atividades competitivas e profissionais.

Há poucas competições de mergulho. Basicamente, existem as que envolvem caça/pesca submarina, a apnéia e a fotosub (foto submarina). A busca de recordes na apnéia foi celebrizada no filme "Imensidão Azul”, de 1988, que contou a história dos dois maiores apneístas contemporâneo, o francês Jacques Mayol e o italiano Enzo Majorca (no filme, chamado de Enzo Molinari).

Mergulho Profissional

Existem cursos específicos para se tornar um profissional em mergulho. Além da operação comercial de mergulho, esta prática pode ser utilizada profissionalmente em outras áreas. Entre as mais conhecidas estão a pesquisa no fundo do mar (oceanografia, biologia marinha e arqueologia) e a construção e manutenção de hidrelétricas e plataformas de petróleo. Nelas é realizado o mergulho técnico, potencialmente perigoso e que exige treinamento e equipamento adequado.

Equipamentos do Mergulho

Para um mergulho seguro, é necessário o uso uma série de equipamentos que proporcionarão tranqüilidade, conforto e, obviamente, segurança ao mergulhador.

Os principais equipamentos são:

- snorkel
- mascara de mergulho
- cilindro de ar comprimido
- roupas isolantes
- faca de mergulho
- cinto de lastro
- nadadeiras
- colete equilibrador
- lanterna
- computadores

2 comentários: